sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pessoas Obesas são felizes? Ou fingem ser.


Ontem fui ao cinema com a turma aqui de casa, à tarde quando o
shoping é menos movimentado, odeio shoping e sempre evito
ir até eles, porém amo cinema e livrarias, e os cinemas e as
livrarias estão lá dentro.

Chegamos cedo à seção, compramos as guloseimas,
não pra mim, porque não como em cinema, mas meus
filhos e amigos adoram pipoca, refrigerante e doces
enquando vêm o filme.

Já acomodados nas poltronas lá no alto, o melhor
lugar para se ter uma boa visão, eu sempre a observar
as pessoas que chegam, se estão sozinhas, acompanhadas,
se parecem felizes, que tipo de bolsa estão carregando,
sou fascinada por bolsas e adoro observá-las por ai!

Entrou um grupo de pessoas obesas, eram 9 deveriam
estar participando de um encontro, de algum grupo,
coisa assim, porque pareciam amigos e felizes, falavam
bem alto, e riam, como riam!!!!!

Acho isso deselegante em locais públicos, 
gosto mais de descrição, enfim.

Os Obesos sentaram na primeira fila, onde há aquelas
poltronas reservadas a eles, é o pior lugar do cinema.
Acho que o mundo de maneira geral não pensa nos obesos,
ou querem a todo custo que eles emagreçam, porque para
eles tudo é muito restrito.
Colocaram nos coletivos assentos especiais para Obesos,
porém o tamanho da catraca, continua o mesmo,
e com certeza quem está muito acima do peso fica entalado.
O que é humilhante.

Sem contar as piadas que são obrigados a ouvirem,
a dificuldade para encontrar roupas e vestir-se bem,
os problemas de saúde agravados pelo excesso de peso.

Meu irmão tem Quiosques na praia, e um funcionário dele 
reclamava quando chegava uma pessoa muito Obesa,
dizia assim: lá se vai mais uma cadeira.
Hoje em dia meu irmão comprou cadeiras plásticas
daquelas mais resistentes e deixa separadas para
servir às pessoas com sobrepeso.
Porque ele ainda não teve dinheiro suficiente para substituir todas.

O que quero dizer com esse post, é que a obesidade não deve ser
mascarada com a falsa felicidade, é um problema e quem a tem
deveria procurar ajuda, reeducação alimentar é o caminho.
Ninguém morre por comer menos, ou ficar algumas horas sem comer.

Esse erro de não admitir que precisa de ajuda, é algo que também cometo,
não em relação à obesidade, mas em outros aspectos,
já me perguntaram: "Por quê seu olho está roxo San?"

Eu respondi: "Escorreguei e bati na quina de um móvel"
Se eu pedir ajuda eu morro com certeza,
mas para quem está acima do peso, se pedir ajuda
só estará buscando ser feliz de verdade, jogando fora
a gordura que não serve pra nada...

» Sandra Ribeiro

6 comentários:

  1. Sabe, Sandra, eu tenho até medo de falar sobre obesidade, porque me sinto muito gorda ultimamente, principalmente relativando à minha idade. Acho isso um absurdo e, sinceramente, não me sinto bem. Portanto, entendo o que os obesos passam, afinal eu também sou uma obesa. Não vou citar meu peso aqui porque não acho necessário, e os que me veem dizem que eu não pareço ser obesa. Realmente, eu não aparento ser obesa, mas eu também não aparento ter a idade que tenho, e ninguém sabe disso...

    Enfim, sei como é difícil eliminar um alto peso, ainda mais porque este é um assunto muito delicado que envolve não apenas força de vontade, mas um auto-estima relevante e, claro, ser aceito nos grupos sociais, e família, como um enquadramento geral, não fica fora.

    Muitos gordos não aceitos pela família. Na minha já é muito comum encontrar um gordinho aqui, outro aculá... eu até acho que meu problema seja hereditário, mas sempre há um meio para evitar e é o que eu procuro. Estou indo à nutricionista, caminho 1 hora por dia, e estou fazendo uma dieta bem controlada com ênfase nos horários para comer e na quantidade (apenas isso!)... mas o peso só aumenta... sempre mais! Puxa! Eu sou o quê?

    Olha, você deve tá achando meio tenos o que eu estou falando aqui, mas é verdade, e são muitos que passam por isso e resolvem desistir. desistir de querer, desistir de tentar.

    O que quero dizer é que ser obeso não é uma escolha, pois resulta de nossas ações, e é muito difícil para um obeso se enquadrar um peso mais natural, num peso menor, deixar de ser obeso. É muito difícil mesmo. É quase a mesma coisa que deixar o vício do cigarro ou de uma droga seja lícita ou ilícita.

    Sei que falei muito... mas me senti tão bem depois de por tudo isso pra fora. Acho que já estava entalado há tempo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. San vc foi muito delicada ao tratar desse assunto, muitos não vão entender até pelo fato de vc ser magra, mas há casos e casos, pq a pessoa tem outros problemas e descontam na comida, outros usam drogas, outros bebem até cair, lembro que na nossa comuna uma moça conhecida nossa postou que come 1 pizza inteira sozinha em menos de 1 hora, ela sabe que a fará ficar imensa, e ela está imensa, mas não quer fechar a boca, porque comer, ficar obesa é mais cômodo do que se controlar, pq se controlar exige disciplina.
    Minha mãe é enfermeira formada em faculdade, especializada em obstetrícia, quer ver ela chateada é quando aparece gestante obesa, ela diz que dificulta até o trabalho do anestesista que fica dificil achar o ponto no meio da gordura, e que é dificil abrir e fechar a barriga, e que o clima sempre é tenso pelo risco que corre a criança e a mãe.
    Quanto ao seu problema de olho roxo, sei que a sua opinião é que apanha pq merece, então San pare de fazer coisa que o deixará nervoso, ou encontre um meio seguro de se separar. Te adoro ta? Um beijo do Edu.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que esconder de si mesmo a situação não vai resolver nada. As pessoas obesas não devem se preocupar apenas com a aparência, a saúde delas também está indo pro buraco e isso não devia ser motivo de tamanhas falsas felicidades mesmo ! Acho que as pessoas devem ter humildade para aceitar a situação em que passam e tentar melhorá-la da melhor maneira possível. Na questão da obesidade, tudo depende da força de vontade. O que cada um de nós devia ter de sobra.


    Abraço e parabéns pelo papo sobre o assunto, ficou muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. San a ajuda que você precisa está na Lei, você sabe o que penso sobre este assunto, embora eu seja amigo de quem está com você, já tentei ajudar de tantas maneiras, mas sei que nada mudou.

    Quanto ao outro assunto, ajuda aos que sofrem com a obesidade, tem que começar primeiro em casa, não é fácil mudar os hábitos se o resto da família continuar enchendo a geladeira de doces e refrigerantes por exemplo, uma ajuda grande é ajuda psicológica, Universidades atendem gratuitamente tanto em Psicologia, quanto em Nutrição, mas a pessoa tem que ir atrás da ajuda, e se for necessário até fazer uma cirurgia, que também é gratuita, você falou o correto quando disse que o mundo não pensa nos Obesos, claro que não pensa, porque obesidade não é saúde, é doença, minha ex namorada estava com muitos quilos a mais do que o ideal para a altura dela, e eu a amava, e terminamos devido à distância, porém ela não era feliz com seu peso, se eu dava um presente e ficava apertado ela reclamava que eu queria ela magra, se eu dava uma roupa que ficava larga, ela dizia que eu já estava contando que ela iria engordar mais ainda, ela dizia que comia pouco e mesmo assim engordava, a mãe dela me contou que ela comia escondido de madrugada, inclusive doces congelados, então me estendi aqui, vou finalizar, desejando que tudo esteja bem e que aquele assunto que está preocupando a todos nós que somos seus amigos, seja resolvido de maneira pouco dolorosa para todos, um abraço e fica bem.

    ResponderExcluir
  5. Tenho fama de gordofóbico San, nem vou comentar teu post, vc sabe o que penso sobre pessoas que não querem mudar.

    ResponderExcluir
  6. Sugestão, leia a coluna da Eliane Blum no link abaixo, provoca uma verdadeira mudança de paradigma quanto ao assunto da obesidade:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI128156-15230,00-PORCA+GORDA.html

    abraços

    http://madrelandia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Aqui tem um pouquinho da minha vida pessoal,
e para ilustrar imagens de tulipas,
as flores mais perfeitas.
Muito obrigada por sua visita!