domingo, 29 de maio de 2011

Os adolescentes estão tristes?


Não sei ao certo, mas seguramente criei mais de 1.500 comunidades
no orkut, a maioria são eróticas e sobre relacionamentos.
Mas tenho algumas com poesias e mensagens tristes,
eu me inspiro em imagens, olho a imagem e coloco palavras em cima.

Em uma comunidade minha, com pouco mais de 100.000 membros,
criei uma enquete perguntando a idade dessas pessoas tristes,
pensei que a resposta seria de maioria acima dos 30 anos.
Obtive na enquete 1.500 respostas, e pasmem!
70 % dos que estão ali para desabafar sobre depressão têm menos
de 17 anos de idade.
E mais um bom tanto estão entre 18 e 21 anos.
De vez em quando começo a ler as histórias dos jovens,
e fico bastante surpresa, com os motivos que o deixam tristes,
a maioria é por amor não correspondido, depois vem brigas com os pais,
pais que não aceitam suas opções sexuais, pais relapsos, negligentes.
Tem caso de jovens que estão falando nas minhas comunidades que
vão se suicidar, e suas mães estão em outras, mostrando o corpo e se
oferecendo para homens.
Ou seja, elas não devem saber o que se passa com seus filhos.

Outra coisa que me deixa estarrecida é o quanto os adolescentes mentem
para os pais, dizem que estarão em um lugar e estão em outro,
que os pais nem sonham, mas em algumas comunidades criei
a seção "Querido  Diário", onde os adolescentes contam
o seu dia a dia, poderá até soar estranho o que vou dizer,
mas eu não sei se saberia lidar com filhos mentirosos,
sempre dei liberdade a todos eles, e acima de tudo e mais importante;
sempre tive tempo para ouvi-los, por mais que possa parecer bobo
ou sem importância o assunto, do ponto de vista dos outros,
se me procuraram para desabafar, é porque é importante.

Pensando nisso, fui até minha filha de 17 anos e perguntei:
"Filha, o que te deixa mais triste nessa vida?"
Ela falou: "Mãe, o que me deixa triste é saber que nem todas as bandas
que eu gosto virão ao Brasil".

(Hoje é domingo, cheguei em casa há pouco, e é o último
domingo que passo aqui, está difícil controlar a ansiedade.)

» Sandra Ribeiro


2 comentários:

  1. Ah menina, nem sempre é fácil fazer parte de uma família e se sentir realmente pertencente a ela.
    O que realmente falta é diálogo... Pais não conversam com filhos, filhos não confiam nos pais.


    beijooo

    ResponderExcluir

Aqui tem um pouquinho da minha vida pessoal,
e para ilustrar imagens de tulipas,
as flores mais perfeitas.
Muito obrigada por sua visita!